Buscar Espetáculos
Buscar Teatros
Informativo
Comentários
Escolas de teatro
Festivais de teatro
Quer receber informações exclusivas? Então cadastre-se aqui!

Seu nome:
Seu email:
 

Alterar cadastro

Remover cadastro
Quer conversar com alguém sobre teatro?

Digite seu nome e entre numa sala:

Você acha que uma peça pode melhorar a auto-estima do espectador?

Entre já

teatrochik / comentários


COMENTÁRIO DO ESPETÁCULO OPERAÇÃO ABAFA
Jandira Martini e
Marcos Caruso
“OPERAÇÃO ABAFA”: UMA ATUALIDADE HILARIANTE

Depois de uma bem sucedida temporada em São Paulo e Rio de Janeiro, e, agora novamente em São Paulo, o espetáculo, a encenação “Operação Abafa”, é o atual cartaz do suntuoso Teatro Renaissance. Assistimos pela segunda vez a obra, justamente no dia da eleição. À entrada do público às l8 horas, o Brasil já tinha certeza do resultado das eleições. A partir dessa situação inusitada que, agora se repetirá em 2010, enquanto o elenco interpretava a proposta, à mensagem da genial peça, e a platéia reagia com muita empolgação, o povo fazia seu teatro ao ar livre, nas ruas de nossa cidade.

Parece inacreditável que um texto que foi escrito em 2001, seja palavra por palavra e na seqüência das cenas, um retrato de um Brasil de todos os tempos, a impressão que temos é que o texto fora escrito na noite anterior, e o elenco pelo pouco de tempo que tivera, atuavam com um ponto eletrônico ou por telepatia, transmitida por algum sábio personagem do Cosmo.

Como afiram os geniais autores de “Porca Miséria”, ”Sua Excelência, o Candidato” e agora, ”Operação Abafa”.

“Os truques, artimanhas e malandragens, vêm sendo os mesmos, não só nos últimos anos, mas desde que Cabral cá aportou”. Com relação a “Operação Abafa”, o sucesso e identificação por parte do público, é o resultado do raro talento e capacidade de observação e assimilação por parte de Jandira Martini e Marcos Caruso.

Cena do espetáculo
E todas as qualidades do texto são ressaltadas graças a direção de Elias Andreato, um autêntico homem de teatro, dramaturgo, ator e diretor. Em “Operação Abafa”, rege com sabedoria um texto super-realista e atual. Aproveitou o espaço sabiamente, sem criar marcações mirabolantes e desnecessárias. Daí passar as mensagens e verdades do texto. A impressão que temos é que o elenco não repetirá com tanta autenticidade e rendimento nos próximos dias. Daí o valor de seu trabalho: aproveitamento total do espaço, permitindo e favorecendo que o elenco atue com verdade e precisas criações.

Marcos Caruso além de autor, possui uma capacidade rara como intérprete. Enquanto empolga o Brasil vivendo o Alex em “Páginas da Vida”, com suas bem fundamentadas crises de fúria e comoção, em “Operação Abafa” é o protagonista pleno que, como afirmamos nos meios artísticos, ”carrega o texto com garra do começo ao fim”. É o regente, o condutor da ação, e nos empolga com seu carisma e dinâmica atuação.

Jandira Martini é uma das melhores atrizes brasileiras, tanto no teatro, como cinema e televisão. Nesta versão de “Operação Abafa”, passou a ser a co-protagonista. Está hilariante e os remates finais do texto, do espetáculo, empolga de tal maneira o público que vibra com sua força e verdade.

Francarlos Reis, ator dos mais soberbos, aproveita todas as nuances da personagem que, adquiriu novas dimensões.

Noemi Marinho de longas experiências e respeitada como atriz-comediante, está em casa, com uma personagem “chave”.

Cléo Ventura nesta nova versão, muito veio acrescentar à personagem, bem próxima da caricatura, mas defendida com naturalismo e verdade, dando uma nova dimensão e profundidade a bela criação. Pedro Ivo com excelente porte e potencia vocal, tira o máximo de partido, acrescentando verdade a situação, a chave do texto do espetáculo. Diego Leiva que começou digamos, com certa timidez, com o passar do tempo, cresceu como intérprete e presença cênica. Sua personagem contribui para que os demais intérpretes tornem-se ainda mais engraçados.

A cenografia de Ulisses Cohn é apropriada. Um apartamento aguardando um morador. O espaço contribui para que a tão dinâmica ação possa sobreviver e ter um ambiente adequado. O painel, personagem simbólico, faz com que retornemos ao passado.

Excelente a iluminação criada por Mário Martini.

“Operação Abafa” é um autêntico retrato da situação política brasileira, daí a reação empolgante do público

Jornalista – MS 4737
Hilton Viana

Este espetáculo já saiu de cartaz
O Pai

O marido da minha mulher
APOIOPATROCÍNIOAPOIO
homeestréiasespetáculosteatrosingressosentrevistasgaleriahistóriacomentárioscadastros
contato | política de privacidade | nota legal
 
Copyright © TeatroChik - Tudo sobre o teatro brasileiro